Páginas

Powered By Blogger

domingo, 15 de setembro de 2013

Programa Espacial Brasileiro

O Brasil nos últimos anos vem desenvolvendo-se extremamente na área espacial. Hoje temos o Instituto Tecnológico da Aeronáutica o ITA, a Agência Espacial Brasileira a AEB, o Instituto de Aeronáutica e Espaço o IAE, os Centros de Lançamento da Barreira do Inferno o CLBI e o de Alcântara o CLA, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o INPE, e vários outros.
Dentre as coisas desenvolvidas e realizadas e os projetos estão: os foguetes Sonda, os foguetes VS, o Veículo Lançador de Satélites, o Veículo Lançador de Micro satélites, os satélites de coleta de dados e o Satélite de Reentrada Atmosférica, a Missão Centenário que enviou o Tenente-coronel Marcos Pontes o primeiro astronauta brasileiro na Estação Espacial Internacional em homenagem aos cem anos do voo de Santos Dumont, e muitos outros.
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno foi fundado em 1965, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e já lançou mais de 400 foguetes de diversos tipos, e realizando cooperações com a Agência Espacial Europeia e com a NASA.
O Centro de Lançamento de Alcântara foi fundado em 1983, em Alcântara, no Maranhão, no Maranhão, e foi construído para apoiar o CLBI nas missões, e também para lançar satélites, já que o CLBI não tinha a estrutura para fazer isto.
A Missão Centenário foi realizada em 2006, e ocorreu devido a um acordo entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial da Federação Russa, tinha como objetivo enviar o Tenente-coronel Marcos Pontes na Estação Espacial Internacional. A nave utilizada na viagem de ida foi a Soyuz TMA-8, que foi lançada as 8h e 30m do dia 1 de abril de 2006(horário de Brasília), e a nave utilizada no volta foi a Soyuz TMA-7 que retornou na noite do dia 8 de abril de 2006(horário de Brasília), a missão durou 9 dias, 21 horas e 17 minutos. 
Lançamento de Foguete de Treinamento Intermediário(FTI) no CLBI.
                                             Lançamento de Foguete VS-30 Orion no CLA.
                                         Marcos Pontes o primeiro astronauta brasileiro.
                                         Foguete VS-30.
                                  Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.