Páginas

Powered By Blogger

sábado, 15 de junho de 2013

Colonização de outros planetas

Ao longo dos anos a humanidade vem tendo grandes avanços na tecnologia, a cada vamos descobrindo novas coisas, nas áreas como a medicina, engenharia, química, física, aviação, construção, geologia e informática. Nos últimos anos essas áreas se juntaram e deu-se o início as pesquisas espaciais, com todos estes campos estudando o espaço e realizando o lançamento de satélites, viagens espaciais, construção de estações no espaço, etc, porém atualmente existe um tema muito discutido: será mesmo possível o homem habitar outros planetas do Universo?
Durante a Guerra Fria os astronautas americanos Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Mike Collins conseguiram com sucesso pousar pela primeira vez em solo lunar na missão Apollo 11, porém as missões do Projeto Apollo que pousaram na Lua( no caso as missões 11, 12, 14, 15, 16 e 17) tiveram curta duração, ocorreu apenas o pouso, caminhada ou passeio no rover lunar, a implantação de alguns aparelhos de pesquisa na lua e logo depois retornaram para a Terra. O que as Agências Espaciais estão tentando fazer agora são bases para permanecer meses ou até anos por lá levando equipes de cientistas para estudar o solo, se existe água, etc.
Recentemente a NASA enviou para Marte vários robôs e sondas incluindo Curiosity e Opportunity, para estudar o solo, verificar se existe água, e estudar as possibilidade de existência de vida no planeta e também como o homem poderia viver em Marte, pois até 2023 vai ter uma missão tripulada para lá. A missão tripulada para Marte será apenas de ida, pois sairia mais em conta pelo fator financeiro e pelo combústivel, porém depois que já estiver organizado tudo haverá missões tripuladas de ida e volta, e também será enviado para a Terra rochas e minerais de Marte. Para montar esta base de pesquisas em Marte, naves não tripuladas irão mandar todos os módulos necessários para a sobrevivência e para auxiliar o trabalho dos astronautas como: alojamentos para os astronautas descansarem, painéis solares para fornecer energia, um reator nuclear para fornecer energia(porque duas fontes de energia no caso a solar e nuclear? porque no caso de uma falhar ou não poder ser usada existe outra para substituir), uma estufa para fornecer alimento(é sim possível plantar no espaço, experiências foram feitas com sucesso na Estação Espacial Internacional)), equipamentos para ajudarem os cientistas e jipes(rovers) para auxiliar no transporte.
Existe ainda a possibilidade de criar estações espaciais tripuladas que fiquem na órbita de Marte ou da Lua, do mesmo modo que a Estação Espacial Internacional fica na órbita da Terra, estas estações poderiam auxiliar os astronautas que estivessem na superfície. A NASA também pretende colonizar as luas de Marte no caso Fobos e Deimos. Colonizar outros planetas como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, é meio complicado, pois são planetas gasosos, ou seja não há lugar para a pousar, fora as imensas tempestades com ventos de centenas de km/h, agora as luas desses planetas são possíveis de serem colonizadas.
    Representação artística de uma base em Marte.
    Representação artística de nave transportando os astronautas.
    Representação artística de cientistas realizando pesquisas em Marte.
    Representação artística de astronautas em Marte.
   Representação artística de uma base na Lua.
    Representação artística de uma base na Lua.
    Estação Espacial Internacional ou International Space Station: tem capacidade para até 10 astronautas e fica na órbita terrestre a aproximadamente 360 km de altura, uma estrutura como essa também poderia ser construída na órbita dos planetas colonizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário